Joe Beck - Nature Boy

 


  A maioria dos amantes da música conhece Joe Beck como um famoso guitarrista, compositor e produtor de jazz. Aos dezoito anos, ele deixou sua cidade natal, Filadélfia, para Nova York, onde, devido ao seu extraordinário talento, logo se tornou co-artista de famosos músicos de jazz (como Paul Winter, Charles Lloyd, Gary McFarland e Chico Hamilton). Miles Davis o assumiu como o primeiro “guitarrista elétrico”. No final de 1966 gravou o LP “Rock Encounter” com Sabicas, um dos maiores guitarristas de flamenco do mundo, um álbum verdadeiramente extraordinário, mesmo em retrospectiva (publicado pela primeira vez em CD em Long Hair, LHC 48). As gravações deste LP lhe renderam um contrato de gravação com a MGM/Verve, e em 1967/68 “Nature Boy” foi gravado. Para mais detalhes, observe as seguintes observações de Joe Beck pessoalmente! Como no momento da gravação Joe Beck não tinha uma banda própria, ele ganhou o baterista Donald McDonald, que seria seu colega artista com a banda Jeremy And The Satyrs e também foi baterista da Tim Hardin Band e sob contrato com Verve. Joe Beck (guitarra, baixo, órgão) e Donald McDonald (já falecido) gravaram a maior parte do álbum, com a ajuda ocasional de Don Payne, baixo, o guitarrista do Crazy Horse Danny Whitten (falecido em 1972) e o trompetista Randy Brecker. Com exceção do padrão de jazz “Nature Boy”, todos os títulos foram compostos por Joe Beck. Mais tarde, ele fez mais algumas gravações da música-título “Nature Boy” (composta por um certo Eden Ahbez) com vários músicos de jazz famosos. “Nature Boy” já havia sido gravada anteriormente por Nat King Cole, Frank Sinatra, Miles Davis, John Coltrane e vários outros, e – curiosamente – faz parte da trilha sonora do filme Moulin Rouge – cantada por David Bowie! É uma música muito adaptável que se presta a uma variedade de interpretações, e neste álbum é brilhantemente apresentada por Joe Beck e seu extraordinário trabalho de guitarra como uma música de rock psicodélico. “Nature Boy” é uma abertura agradável do álbum de mesmo nome, que Vernon Joynson em seu livro recomendado “Fuzz, Acid and Flowers” ​​descreveu apropriadamente como uma mistura de psyche, rock e jazz, com influências clássicas ocasionais, mas claramente dominante elementos psicodélicos e rock. Um álbum fascinante com composições emocionantes que exibem altas habilidades técnicas. Em 1968, Joe Beck juntou-se a The Satyrs, de Jeremy Steig. Bastante incomum do ponto de vista de hoje, Jeremy e The Satyrs fizeram uma turnê pelos Estados Unidos junto com o Cream. Uma vez que estava aberto a ideias e formas musicais para além do jazz, Joe Beck não conseguiu escapar ao fascínio desta extraordinária banda. Ele também ficou bastante impressionado com a guitarra de Jimi Hendrix, que era nova e incomum na época. Além de ser líder de banda, produtor, compositor, arranjador e co-artista com muitos artistas famosos de jazz, jazz-rock e funk, Joe Beck se destacou como compositor de músicas-tema para TV e rádio e também ficou famoso por suas músicas para filmes. e para adicionar som a documentários de TV. Ele também gravou com a Royal Philharmonic Orchestra em Londres, a Filarmônica de Milão e o Paris String Ensemble em produções conjuntas de estúdio. A realização deste disco poderia ser o enredo de um filme. Uma aventura dos anos sessenta! Começou comigo assinando um contrato com a Verve por $ 100.000,00 adiantados. Uma grande soma em 1967. Eu insisti que a gravação fosse feita na minha casa e que eles também assinassem Warren Bernhardt. Eles concordaram com essas demandas inéditas e muito mais e o projeto começou logo depois. Eu tinha os músicos morando em minha casa e havia alugado todos os instrumentos e aparelhos de gravação possíveis na época, incluindo Jay Messina, o engenheiro. Todos na minha casa. Tínhamos um mês para fazer o projeto. Meu noivo na época (Diane Doe) e a futura esposa de Warren brigaram e toda a música cessou. Escusado será dizer que nenhum dos dois casamentos durou muito tempo. Para encurtar a história, depois de todas as negociações de contrato e dinheiro para fazer esse projeto funcionar, gastamos todo o orçamento em festas e quem sabe o quê e, no final de um mês, tínhamos apenas uma faixa básica. Uma faixa! Era violão e bateria de conga – “Spoon's Caress”. Gastamos R$ 100.000,00 e não conseguimos nada. Os anos sessenta. Agora era hora de mostrar à Verve o grande projeto pelo qual eles pagaram. Por desespero, comecei a gravar músicas comigo mesmo tocando todas as partes, exceto bateria, o que Donald MacDonald concordou em fazer. Eu cantava, tocava baixo, tocava piano, guitarra, percussão, o que fosse preciso para fazer o disco. Enquanto eu trabalhava, as pessoas vinham ao estúdio e foi assim que Randy Brecker tocou nele, assim como Danny Whitten em um vocal ou dois. “The Rapid Disintegration of a Chamber Orchestra” começa com parte de uma peça que escrevi para meus amigos tocarem como presente de Natal no ano anterior. Acho que eu tinha 20 ou 21 anos quando escrevi. Foi realmente um presente para os jogadores que trabalhavam para mim na época no negócio de comerciais de TV. Eles eram todos grandes músicos e eu só queria que eles tivessem a chance de tocar algo que não foi escrito para um comercial. Além disso, eu queria tocar piano e isso fazia parte de uma peça de vinte minutos para piano que se perdeu ao longo dos anos. Contar toda a história deste projeto levaria muito tempo e não tenho certeza se vale a pena contar. Suponho que seja um retrato preciso da minha vida na época, mas um pouco doloroso de olhar muito de perto. Algumas das pessoas envolvidas com este projeto faleceram como resultado dos tempos, outras deixaram o negócio. Acho que posso dizer com segurança que aqueles de nós que sobreviveram à música e à vida dos anos sessenta têm um grande respeito por nossa arte e como ela afeta os outros. Penso nos que perdemos todos os dias da minha vida e dedico este novo projeto à memória de Donald MacDonald. Ele era meu baterista favorito de todos os tempos e tocou milhares de pessoas com sua música e seu amor. por Joe Beck , maio de 2006

Comentários

Postagens mais visitadas