C̤o̤l̤o̤s̤s̤e̤ṳm̤ ̤-Daughter of Time -1970 --Full Album 4KHD



Coliseu há alguns anos e apreciei as texturas musicais de seus dois primeiros álbuns. Eu particularmente adorei a "suíte Valentyne", mas me esquivei dessa, "Filha do tempo". Por que é que eu não posso explicar. O berro de Farlowe, talvez? De qualquer forma, desde então eu vim abraçar esse álbum de todo o coração.
Rock progressivo com fundo forte de jazz e blues, que é o Coliseu em poucas palavras. Eu acho que em nenhum lugar essa bebida é mais evidente do que em "Daughter of time". Em parte, "Valentyne suite" é sua magnum opus, em grande parte devido ao seu título em 17 minutos, mas como um todo, sinto que "Dauthter of time" é um produto muito mais focado e amadurecido. Sur, há muito blues por aí, mas as bordas foram arredondadas e ficaram um pouco menos evidentes, deixando o boom do blues britânico para trás, de certa maneira.
Eu ouvi o álbum de Chris Farlowe "From here to Mama Rosa" (co-creditado ao The Hill) que foi lançado em 1969. É interessante ouvir os delicados passos de Farlowe em direção a todo o jazz-rock desse álbum, especialmente em retrospectiva desde o álbum o vê dar um grande passo em direção ao rock progressivo, realmente denso e pesado, em "Daughter of time".
E por onde começar meu arroto superlativo prestes a se libertar? Bem, em resumo, há apenas uma coisa a dizer e é que as sete primeiras faixas de oito são de jazz-rock-prog de primeira classe. Não existe nada melhor do que isso. O fluxo de jazz sobre um fundo de rock pesado, envolvido em uma visão progressiva de magnitude interestelar é simplesmente de tirar o fôlego. (Que diabos isso significa?)



"Three score and ten" se abre com um coro dramático e um ritmo pesado antes de entrar em uma batida diferente, desacelerando novamente no refrão. Depois, há uma seção muito especial em 3,50 com uma peça falada. Magia! "TIme lament" é um tipo de música com uma ótima melodia. "Leve-me de volta ao dia do juízo final" é impressionante jazz-rock e a faixa-título é semelhante em estilo à capa de "Theme from a imaginary western", que é totalmente impressionante. "Traga seus mortos" é uma peça instrumental que mostra mudanças complexas de tempo e magia musical. "Downhill and shadows" traz de volta as raízes do blues da banda. Ótima pista, mas menos interessante que a outra. "A máquina do tempo" é mais ou menos um solo de bateria, então, para mim, essa é a menos interessante das faixas e a que reduz a classificação. Embora eu tenha que dizer que é um solo maravilhoso, não consigo me entusiasmar a passar por isso novamente.
Na edição esotérica, como sempre, há muitas faixas bônus interessantes. De particular interesse para mim é "The pirate's Dream", que aparece novamente no álbum solo de Dick Heckstall-Smiths, alguns anos depois.
Ah sim. "O berro de Farlowe". Na verdade, ele se encaixa muito bem com a música de "Daughter of time". Ele complementa perfeitamente e seus vocais são poderosos e emotivos, dando ao álbum uma dimensão extra. Alguém se pergunta o que aconteceu com o Coliseu se eles tivessem gravado ainda outro álbum.
Para resumir as coisas antes de você cochilar, é uma peça bonita, poderosa e fascinante de jazz-rock progressivo que enche minha alma de alegria, meu corpo com movimentos semelhantes a uma vontade de dançar. Além de "Downhill and shadows" (3 estrelas) e "Machine time" (2 estrelas), as faixas do álbum são todas de 5 estrelas. Quando calculei e raciocinei comigo mesmo, a classificação final é de quatro estrelas. Um álbum incrível, cheio de magia instrumental, vocais surpreendentes, cordialidade e plenitude que são quase inigualáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas